PODCAST: uma nova ferramenta no contexto educacional

Autores

  • Narcisa Castilho Melo Faculdade Unyleya

Palavras-chave:

Podcast, Aprendizagem, Tecnologias Educativas.

Resumo

A tecnologia está presente na sociedade desde os tempos mais remotos, onde sua participação acrescentou no desenvolvimento. Todas as áreas foram influenciadas por tais transformações e a educação não ficou de fora. No decorrer dos anos, o Brasil passou por diferentes momentos que foram permeados pelas novas tecnologias que iam surgindo.

O presente trabalho chama a atenção para uma possível maneira de atuação no contexto educacional, inserindo as tecnologias educativas no processo. A possibilidade da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e mídias sociais vem apenas agregar valor nas relações entre educador e educando. Mídias como Podcasts são definidas como arquivos de áudio disponibilizados na web para audição ou download automatizado. O objetivo central deste trabalho é possibilitar uma melhor compreensão da possível atuação do recurso Podcast e todas as vantagens que o mesmo apresenta no ensino.

Referências

ARAÚJO, R. V. G.; LEÃO, M. B. C., LEITE, B. S., SILVA, J. R. R. T. Elaboração, aplicação e avaliação de podcasting de química no ensino médio In: Nuevas Ideas em Informática Educativa, Volumen 5, PP. 99-107, Santiago de Chile. Acesso em dez. 2010
BARROS, G. C., Menta, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación. In: www.eptic.com.br, vol. IX, n. 1, ene. – abr. 2007
BRITO, S. G. Tecnologias da Comunicação e Informação: controle e descontrole: inclusão digital do profissional profesor: entendendo o conceito de tecnologia In: Encontro Anual da Anpocs, 30, Caxambú, 2006. Anais: Caxambú: GT24, 2006
CARVALHO, M. L.; CARVALHO, B. C. A ligação entre o rádio e a educação por meio da análise da historicidade da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos. In: Centro de Referência do Rádio Educativo-Cultural. Disponível em: <http://www.radioeducativo.org.br/artigos/Trabalhoradionaeducaçãocaca2005.p df > Acesso em dez.2010
CHAVES, E. O. O computador na educação [s.I], 2003. Disponível em: http//www.chaves.com.br/TESTSELF/EDTECH/funteve.html. Acesso em dez. 2010
KLEIS, M. L. Tecnologias educacionais baseadas em tecnologias da informação e comunicação: documento base. Brasília: Senai, 2010.
KUMAR, K. Da sociedade Pós-Industrial à Pós-Moderna – novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
LEITE, L. S. POCHO, C. L. AGUIAR, M. M. SAMPAIO, M. N. Tecnologia Educacional – Descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2003.
LITTO, F. M. Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
NOGUEIRA, L. L. Educação a Distância. Comunicação & Educação. São Paulo: Moderna, Ano II, n.5, jan/abr, 1996, p.34-9
SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001. SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Ed. Quartet, 2000.
SILVA, M. Checklist para os pontos de verificação para acessibilidade ao conteúdo da Web – Diretrizes 1.0. Disponível em: http//www.geocities.com/claudiaad/acessibilidade_web.html. Acesso em dez. 2010
VANASSI, G. C. Podcasting como processo midiático interativo. Monografia. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2007
VALENTE, C., MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Castilho Melo, N. (2021). PODCAST: uma nova ferramenta no contexto educacional. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(3). Recuperado de https://educacaosemdistancia.emnuvens.com.br/esd/article/view/100

Edição

Seção

Práticas profissionais: Tecnologia